Toda mulher gosta de acessórios. Sejam eles lenços, bolsas, sapatos, echarpes ou então as joias: brincos, pulseiras, colares. Algumas mulheres não ligam de usar bijuterias, outras já preferem as semi joias, e existem ainda aquelas mais sofisticadas e exigentes que só usam joias de verdade. No artigo de hoje vamos classificar as diferenças entres as joias e as semi joias. Sabemos que uma é uma versão mais cara da outra e para as apaixonadas de plantão, descubra a seguir os detalhes de cada tipo.
Sobre as Joias
Começando pela composição delas: as joias são feitas com materiais preciosos e nobres, como o ouro, a prata e as pedras preciosas verdadeiras, tais como rubis, safiras, diamantes. Além disso, não é somente pelos materiais que as joias são tão caras. O processo de concepção de uma peça requer profissionais com vasta experiência e ferramentas próprias.
As joias verdadeiras demoram mais para apresentar riscos, e mesmo depois que apresentam algum defeitinho, por serem feitas de ouro ou prata maciços, basta polir que as imperfeições desaparecem.
Não precisa dizer que o valor delas nem se compara ao das semi joias, ou seja, é muito mais alto, e para a maioria das pessoas, inatingível. Mas para aquelas pessoas que apreciam acessórios duradouros e que também gostem de investir algum dinheiro em colecionar joias, vale muito mais a pena comprar as verdadeiras.
Sobre as Semi Joias
As semi joias são feitas de metais mais comuns, e em seguida são banhadas ou folheadas com uma série de camadas de metais nobres, fazendo assim com que custem mais barato. São ideais para mulheres e homens com qualquer poder aquisitivo - elas duram muito se você souber cuidar delas -, e não só isso: encaixam no gosto de quem curte trocar sempre de acessórios.
Elas imitam com mais propriedade as joias verdadeiras do que as bijuterias, por exemplo. E para muitas pessoas que têm alergia às bijuterias, as semi joias são uma boa saída. Não custam baratinho, mas também não têm um preço absurdo.
Folheadas ou banhadas?
A diferença entre folhear e banhar é a seguinte: banhar a peça significa passar apenas uma camada de ouro, ou uma camada de prata. Já as folheadas recebem vários banhos, o que garante, além de um visual mais atraente, um acabamento muito melhor. Lembrando que as banhadas podem mudar de cor com o passar do tempo e adquirir aquela tonalidade esverdeada, perdendo todo o brilho. Então, nesse caso, convém optar pelas folheadas.
Como armazenar e cuidar de suas joias e semi joias?
Apesar de as mulheres aprenderem desde cedo a guardar suas joias em um porta joias, essa não é a melhor forma de manter seus acessórios e pode até reduzir a vida útil deles. O atrito entre as diferentes joias em um mesmo espaço pode danificá-las, então para que isso não aconteça, o melhor jeito e guardar cada peça em um saquinho diferente, assim elas vão durar muito mais.
Outra coisa quanto aos cuidados: as semi joias folheadas não podem, de jeito nenhum, sofrer polimentos intensivos, porque não foram feitas para isso. Avise o profissional para quem você leva suas peças quais são banhadas, folheadas e verdadeiras.
Além de tudo isso, evite expor suas peças, de qualquer natureza, ao sol excessivo e temperaturas muito altas. Evite também o contato com seus cosméticos, como cremes, perfumes, sabonetes e shampoos, condicionadores e outros produtos químicos. Ainda é bom retirá-las quando for tomar banho de piscina ou de mar.
Basicamente, as diferenças são aquelas citadas anteriormente e os cuidados podem ser aplicados tanto às semi joias quanto às verdadeiras. Lembre-se que não importa se suas peças são maciças, banhadas ou folheadas; quanto melhor você cuidar delas, mais elas vão durar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário